Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Lima, 13 de dezembro de 2012.

Evento da ANPE, eu na mesa de abertura.
              God Bless America. Neste caso, a Latina. Andar por este continente é, definitivamente, um privilégio que tenho na minha vida. Saí ontem da terra dos Maias e cheguei na terra dos Incas. Passei a tarde/noite de ontem e todo o dia hoje em Lima. Considero que Lima é hoje a capital mais interessante desta parte do mundo. Cada vez mais organizada, emoldurada pelo pacífico, uma comida insuperável em sua criatividade e cuidado, lugares agradáveis para passear, como a beira-mar, os bairros de Miraflores, tão decantado por Mario Vargas Llosa, Barranco, com seu charme nostálgico, seu centro histórico cheio de história.
Além de ir dos Maias aos Incas, saí também da campesina ou texana comida hondurenha à sofisticada cozinha Peruana, com seus restaurantes mais ou menos caros, mas sempre surpreendentes. Ontem de noite resolvi gastar um pouco e ir a um dos mais badalados. E caros. Não consegui mesa, é necessário fazer reserva com meses de antecedência, mas pude comer no bar, para lá de agradável. O restaurante se chama Central, e tem em seu Chef Virgílio Martinez, um jovem de 34 anos, o motivo de sua fama. O sitio web é centralrestaurante.com.pe. Vale a pena dar uma olhada.
Parque de Miraflores, suas carrocinhas de comida.
Aí almocei hoje
Comi bem, uma entrada de atum negro, com especiarias locais, queijo de cabra e molho doce de pimenta. Depois fui por um mero assado, com purê de batatas andinas, folhas da época, um molho indescritível. Tudo acompanhado da caipirinha daqui, o pisco souer. O restaurante fica em uma linda casa de Miraflores, pude ir caminhando, e tem uma horta orgânica no segundo andar da casa. Adivinha se não fui ver e ainda conversar sobre o tema com uns funcionários? Claro que fui!
Ainda tive tempo de passear por lugares que conheço, fazer umas comprinhas de Natal, comer nos carrinhos de rua, cheios de comidas locais bastante diferentes do que normalmente achamos no Brasil, tipo hambúrguer e cachorro-quente. O Peruano é apaixonado pela sua cozinha, é seu principal motivo para o sentimento de orgulho nacional. O fato que ela, a cozinha peruana, está na moda aumentou a autoestima do país, é o que me explicam e o que eu sinto por aqui.
Parque de miraflores
Bom, mas não vim aqui em Lima para comer. Estou aqui convidado pela ANPE – Peru, a Associação Nacional de Produtores Ecológicos, com quem já tenho uma relação de mais de dez anos. Eles estão organizando hoje e amanhã um evento sobre suas “Ecoferias Frutos de la Tierra”. Feiras locais de produtos ecológicos, realizadas em diferentes províncias, expressando a agro-biodiversidade do país. Fiz uma palestra neste evento hoje de manhã. 
Agora escrevo daqui da sala VIP do aeroporto de Lima. Considerada uma das melhores do mundo, de fato é bem agradável. É hora de ir, os passageiros do meu voo estão sendo chamados. Volto para casa feliz com a trip. Valeu muito. O ano termina bem e o outro começa animado, já tenho passagens para Bolívia em janeiro e Costa Rica e Alemanha em fevereiro. Isto se o mundo não acabar.... By the way, bom fim de mundo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário