Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Santa Rosa de Copán, 10 de dezembro de 2012



Bonita casa, em frente à praça central de Santa Rosa de Copán
Simpática cidade esta Santa Rosa de Copán. É a capital da província de Copán, no oeste do país.
Hoje de manhã tivemos uma boa reunião com algumas ONGs locais. Contribuiu muito para que eu siga tendo uma ideia da situação da agricultura orgânica aqui em Honduras. Realmente um privilégio andar pelo país, conhecer fincas orgânicas, conversar com as pessoas, fazer algo de turismo e ainda ser pago por isto! Sinceramente, sem falsa modéstia que não é o meu estilo, não mereço tanto da vida.
E ainda tive a tarde livre. Muito bom! Fiz o que mais gosto de fazer. Sair flanando pela pequena cidade, caminhando nos arredores do centro, buscando lugares interessantes, conversando com as pessoas, tomando café, fotografando portas e janelas, pensando na vida.
Pátio interno do Hotel Elvir
A cidade tem seus cinquenta mil habitantes, não é tão pequena. Tem um bonito ainda que pouco preservado casario colonial. Algumas casas, como meu hotel, o Elvir, com um lindo pátio interno. Segundo Jannet, a peruana que anda comigo, parece a cidade do Zorro. É verdade, parece a cidade do Zorro. E o Hotel Elvir seria a casa dele! Procurei, mas não encontrei, a Catarina Z Jones. Quem sabe na próxima.
Kaldi's Café, Santa Rosa de Copán
Mas sim encontrei uma bela cafeteria. Com um delicioso café. Muito bem localizada, ao lado da Igreja principal da cidade, em um pequeno calçadão, o que lhe permite colocar mesas na rua. Dentro é ainda mais agradável, com boa música, móveis de madeira e decoração inspirada na Etiópia, de onde vem seu nome, Kaldi's café. E, claro, o mais importante, bons cafés, não apenas locais, mas, também de outras partes, como a própria Etiópia ou Jamaica. Só para não deixar passar, para quem não lembra, Kaldi seria o nome do pastor que descobriu o café, quando viu suas cabras pularem alucinadas, depois de comerem certos frutinhos vermelhos.
Passei um bom tempo neste café. Trabalhando, escrevendo, pensando. Se não canso de pensar? Sim, canso. Aliás ando cansado de mim e do meu muito pensar... Sobre isto, boa é a do Homer Simpson: "cala boca pensamento, ou te enfio uma faca". Já tentei isto também, mas meu pensar parece que não tem medo.
Fui jantar em um simpático restaurante de comidas típicas, que fica na Casa Arias, mais uma das casas coloniais que comentei possuem seus pátios internos. Bem típicas do sul da Espanha. Baixinho, só para mim, recitei Machado: “mí infáncia son recuerdos de un pátio de Sevilla”. Comi de novo o que eles comem aqui no café da manhã, almoço e janta: carne de porco, ovo, feijão na forma de tutu, banana frita, tortillas.
Puertas y ventanas...
Amanha saímos cedo, em direção a San Pedro de Sula, uma espécie de capital econômica do país. E com fama de muito perigosa, é só o que e ouço por aqui. Acho que não sabem que sou do Pé Pequeno. Durmo lá e quarta-feira eu saio cedo em direção a Lima, onde trabalho na quinta e sigo pra casa neste mesmo dia. Minha pequena viagem por Honduras está terminando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário