Pesquisar este blog

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Nuremberg, 16 de fevereiro de 2013.


Ana e Joce descansando na Biofach


Hoje é aniversário do meu pai. Comecei o dia conversando com ele, bem cedo, em prece.
Sal, de diferentes cores e origens
Pretendia só passear hoje, mas acabei não resistindo e voltando à Biofach pela manhã. É que o ultimo dia da Feira é o dia dos presentinhos. Como é proibida a venda, já que é uma feira de negócios, os estandes são mais generosos em distribuir seus produtos de exposição, já que tão pouco lhes interessa levar de volta para casa. E eu sou do tipo que adora uma amostra grátis. Me diverti com bolsas de pano, miniaturas de azeite de oliva, cafés em grãos, chocolates, camisetas, yogurtes. Só para registrar vi um estande muito interessante, que vende sal. De trinta lugares diferentes do mundo, extraídos de minas. Branco, rosa, azulado, laranja, cinza, negro. Sim, sal negro, de rochas vulcânicas do Havaí. São estes detalhes que tornam esta feira tão interessante.
Depois de me despedir da Biofach comecei minha tarde com uma volta na praça central. Bonita, ampla, aspecto medieval, com uma imponente Igreja e onde funciona uma feira, com produtos frescos, processados e algo de comida pronta. Aqui acontece a maior feira de produtos natalinos da Alemanha, dever ser muito legal de ver.
Hauptmarkt (Mercado Central)
Chama a atenção o tamanho da praça, para uma cidade murada. É chamada de mercado central e foi construída com este objetivo, de ser um mercado, ainda no século XIV.
Segundo li, este lugar era um bairro judeu, que foi destruído, com seus moradores sendo mortos ou expulsos para que esta praça fosse construída. Me surpreendi que nesta época já existia esta repulsa aos Judeus, mas como não conheço direito esta história, melhor não me arriscar a contar mais ou a dar uma opinião.
comendo meu apfelstrudel
Desta praça caminhamos em direção ao Castelo da cidade, tomamos à esquerda e chegamos em uma linda rua, a WeiBgerbergasse. Arquitetura cheia de detalhes, em pedra e madeira, cores tranquilas, requinte discreto. Para quem conhece Buenos Aires, um caminito à moda germânica. Sem comércio, quase ninguém caminhando por ela. Não fosse o frio, passaria mais tempo ali. Mas a temperatura de zero grau me fez procurar um café para comer um apfelstrudel. Aquele folheado de maçã, típico da Alemanha. Estava bom, servido quente, acompanhado de sorvete e panaMas melhor que o strudel estava o lugar. Sentamos fora, com estes cobertores que nos oferecem para aliviar o frio, vendo as pessoas e suas sacolas de compras passearem bem agasalhadas pelas duas ruas de pedestres que se cruzam em frente ao café que escolhemos. Bela fotografia de uma elegante paisagem urbana, lindo momento. 
visual desde a minha mesa no café
O anoitecer substituindo a tarde cinzenta, as luzes se acendendo aos poucos e o movimento se diluindo me deixaram nostálgico. Deve ter algo da rebordosa de fim de feira também, aliado ao fato de hoje ser sábado. Como disse o poetinha, porque hoje é sábado. O bom é que bem acompanhado a nostalgia é das boas, agradáveis. Após o café, já anoitecendo, Ana e Joce foram para outro lado e retornamos, eu e minhas sensações, caminhando para o hotel. 
Agora estou aqui lendo, escrevendo, tomando uma cerveja com Ana no hall do hotel. Lá fora o frio segue. Amanhã vamos só passear e descansar. 
a romantica WeiBgerbergasse

Um comentário: