Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Frankfurt, 10 e 11 de fevereiro de 2014.

A Romer (City Hall) e a Fonte da Justiça
Aqui estou em um trem, início da noite, saindo de Frankfurt em direção à Nuremberg. Viajar de trem pela Europa é um privilégio. Antes da Era Tatcher era charmoso, agradável e barato. Segue charmoso e agradável. 
Chegamos ontem à Frankfurt, depois de 12 horas de voo. Um grupo grande, ainda mais quando nos acostumamos a viajar sozinho. Somos seis. Adriano, Rogério, Pida, André, Ana e eu. Frankfurt foi apenas um pit stop, só para dar um rolezinho, o objetivo da viagem é a Biofach, a maior feira de produtos orgânicos do mundo e onde já estive várias vezes, sendo que ano passado escrevi da feira para o blog. 
Passeando pela cidade antiga
Saímos da maior onda de calor de todos os tempos no RS e viemos para o inverno europeu. Chegamos ao hotel, aliás bastante correto (www.expo-hotel.de), às seis da tarde e saímos para caminhar sob uma temperatura de 5 graus, pela famosa Rua Zeil, em direção à Romer, a construção medieval que fica na praça da cidade velha. Início da noite, o centro da cidade se esvaziando, comércio começando a fechar, luzes se acendendo, pessoas buscando o rumo de casa. Lindo ambiente, agradável sensação. E nós fomos buscar o rumo de uma cerveja. É que estamos na Alemanha. Fomos a um bar, depois a um restaurante, achamos a cerveja, além de salsichas, joelho de porco, bacon, batata frita e filé de alce. É que estamos na Alemanha...


Visual do mercado (Kleinmarkthalle)
Hoje o dia foi muito tranquilo, tratamos de visitar alguns lugares turísticos, mas sem pressão e preocupação de nenhuma espécie. Puro passeio, apenas caminhando pelas ruas do centro da cidade. Pouco bom! Frankfurt é uma grande cidade, considerada o centro financeiro da União Européia. E, como toda cidade europeia, guarda seus séculos de história, possui suas partes antigas e respira cultura. Em 24 horas não vimos muito, mas o suficiente para saber que vale uns dias aqui, entre passeios e, se for o caso, compras. 
Eu e Ana acordamos cedo, e fomos ao Kleinmarkthalle, um mercado que fica na Hasengasse 5. Muito bonito e cheio de bancas com produtos alemães, como pães, queijos, carnes e embutidos. E outras bancas com produtos de diferentes lugares, principalmente do Oriente médio. Um luxo. Compramos curry, cuscuz marroquino, amêndoas salgadas, nozes com chocolate e uma mescla de Flor de Sal de diferentes origens como Índia e Havaí. Não disse que era um luxo?
Igreja de Paulo - Luterana
Nos juntamos às nove da manhã ao grupo para um belo café em uma daquelas padarias com lindos pães, doces e salgados. E fomos até a estação central, por sinal linda, comprar nossos bilhetes de trem. Bela caminhada. Na volta passamos pela Praça Goethe (Goetheplatz) e pela Rua Goethe (Goethestrausse). Esta é a rua das marcas mais caras e conhecidas como sofisticadas. Armani, Gucci, Prada, Ermenegildo Zegna, Jimmy Choo, ChannelLouis Vitton, Bvlgary dentre outras. Não fiquei a fim de comprar
Lojinha cheia de relógios bacanas...
nada. Na real um relógio Jaeger-LeCoultre, mas achei 205.000 euros meio caro. Por curiosidade, vou contar o seguinte: esta marca de relógios suíços patenteou um dispositivo que dá corda em um relógio através da mudança de temperatura. Um grau de variação já é suficiente para que o relógico siga funcionando por dias. Como sempre haverá mudanças de temperatura, este relógio funcionaria indefinidamente. Interessante né?
Bom, pela tarde ainda tivemos tempo de visitar a Casa/Museu de Goethe. Vale a pena, muito bonita. Não conheço a obra de Goethe, mas pelo que já li por cima sou fã. Se não fosse por outras razões, bastaria por ser dele a famosa frase muito citada no meio Espírita: nascer, viver,  morrer, renascer de novo e progredir sempre, tal é a lei. Depois um passeio pela cidade antiga fundada pelos Romanos no século I, até o Rio Meno passar frio sobre uma de suas pontes e uma rápida passada pela Igreja de Paulo, que fica na Paulzplatz, e é um prédio lindo, onde funcionou o primeiro parlamento alemão em, 1848.
E aí terminou nosso passeio, recolhemos as malas e fomos para a estação. Daqui a pouco chegamos em Nuremberg. Hoje deveríamos dormir cedo, amanhã começa a feira. 

Tirando onda na biblioteca da casa de Goethe
Lido órgão da Igreja de Paulo
Rio Meno
Estátua de Goethe, na Goetheplatz

Nenhum comentário:

Postar um comentário