Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Cidade do México, 23 de outubro de 2016.

Faviana (Costa Rica), Maria Fernanda (Colômbia),
Koldo (Equador) Fidel, Vanessa e mais alguns
amigos e amigas mexicanos. 
Saí da casa da Helena hoje antes das seis da manhã. Mesmo assim, aeroporto e voo lotados. 
Pouco depois das nove já estava com meus amigos na cidade do México, pronto para começar o trabalho. O de hoje foi visitar feiras de produtos orgânicos. Aqui no México este nome feiras se refere a eventos ocasionais, de maior porte. Feiras de rua aqui se chamam Tianguis. Portanto passamos o dia hoje visitando Tianguis orgânicos. Que charme né? Vou repetir porque o nome é lindo e sonoro. Tianguis orgânicos.
Reunião para conversar sobre o próximo Foro Latinoamericano
de Sistemas participativos de Garantia, México nov/2017.
Outra vez: hoje fomos a dois Tianguis orgânicos. Tá, não repito mais. Os dois interessantes e diferentes. O mundo da Agricultura Orgânica se situa em um campo que podemos chamar alternativo. Para quem vê de fora, monolítico. Nós que estamos dentro vemos suas diferentes, quase inúmeras, feições.  Os dois que fomos hoje tinham lindos produtos orgânicos. Os dois em espaços privados, espécie de salões. 
O primeiro era mais, digamos, comportado. Até poderia dizer mais organizado. Produtoras vendendo, consumidores comprando. Conversas comportadas. Uma lanchonete com mesas, cadeiras, cardápio. O segundo, relativamente mais caótico. O que pode, ou deve, ser entendido como um elogio. Afinal, é a organização ou o caos que rege o universo? Teve mística, discursos, música, dança. Conversas em alta voz. Mas tudo organizado... quem disse que não existe planejamento em ambientes supostamente caóticos? 
Tiangui orgânico, o segundo que visitamos hoje.
Caos organizado!!!
A estética dos dois parecida, mas o segundo enche mais os sentidos, invade mais nossa privacidade. A favor da diferença está o fato do segundo Tiangui que fomos estar hoje comemorando cinco anos. Mas acho que existem diferenças genéticas que não se explicam apenas por em um deles ser um dia de festa. Aposto que uma festa de aniversário no primeiro que visitamos seria diferente.
Qual gosto mais? Dos dois, há estado de espírito para um e outro.
torta de papas con nopales
Costumo gostar dos diferentes diapasões que vibram neste mundo que insiste em sobreviver um pouco à margem do que comumente se faz.
Assim foi quase todo o dia. Visitamos bancas, tivemos pequenas reuniões, conversamos sobre agroecologia e certificação participativa. Mas o que fizemos mesmo o dia todo foi comer. Passamos o dia comendo. Tortillas, tamales, sopes, talcosos de requeson y frijoles, Torta de papa con nopales, quesadillas, tacos con queso y pastor....tudo delicioso!!
Este foi o trabalho de hoje. Trabalho? Sim, trabalho... em algum momento já mencionei aqui no blog uma frase atribuída a Confúcio: "trabalhes no que você gosta e não trabalharás nunca". Pois então, a verdade é que nunca sei quando estou trabalhando!
Centro da Cidade do México, início da noite.
Ainda tivemos tempo para passear em um bonito e cinzento fim de tarde por algumas ruas do centro da Cidade do México. Muito agradável. Me surpreendeu a quantidade de gente pelas ruas e muitas lojas abertas até o fim do entardecer, já quase 20:00hs.
Terminamos o dia, no início da noite, tomando uma corona no Salón Corona. Existem outros, mas fomos no original, fundado em 1928. Corona de barril (chopp) e tacos, muitos tacos.
Viva México!

Nenhum comentário:

Postar um comentário