Pesquisar este blog

sábado, 11 de novembro de 2017

Deli, 10 e 11 de novembro de 2017.

Bazar em Pahar Ganj
Ontem me despedi do Congresso Mundial de Agricultura Orgânica. Hoje foi o último dia, mas nós três, Romeu, Luiz e eu, resolvemos passear um pouco já que nos dois próximos dias estaremos envolvidos na Assembleia Mundial do IFOAM.
Grupo de uma das apresentações
culturais no Conresso
Bom participar do Congresso. Bom, mas não ótimo. Discussões e apresentações repetitivas. Parece que o mundo da Agricultura Orgânica anda perdendo parte da criatividade e ousadia que sempre o caracterizou. Uma pena, mas cabe a quem vive neste mundo resgatar algo da sua capacidade de iniciativa e por um pouco de pimenta nesta receita. Ou temperos, como os que enchem meu paladar de alegria aqui nesta parte do mundo.
Pela manhã, depois de um farto, tranquilo e conversado café da manhã, fomos a um shopping, perto do hotel onde estávamos, dar uma olhada nas lojas e comprar lentilhas e ervilhas secas em um supermercado. No início da tarde saímos deste hotel internacional para um hotel local. Fomos de um quarto de R$ 500 para um de R$ 110. O Hindustan Backpackers é um hostel. Simples mas com um quarto individual suficiente. Coisa dos meus filhos, que insistem em me ensinar a ficar em hostel. Estou pagando R$ 110 e pagaria R$ 27 (sete euros) se quisesse dormir em uma cama em um quarto com outras sete camas. Calma filhos, um passo de cada vez...
Meu quarto no Hindustan Bacakpapers
O quarto está bem razoável, mas o lugar deste Hostel é o que ele tem de melhor. No centro da cidade, perto da Old Deli. Tráfego, poluição, buzinas imparáveis, luzes intensas, muita sujeira, em alguns lugares música alta e muita gente. Uma fealdade das casas, sobrados e pequenos edifícios que impressiona. A cidade não é bonita, mas em alguns lugares ela capricha... neste caso, é que a rua do hostel está ao lado e ainda guarda resquício do imenso shopping (bazar) a céu aberto que é esta parte do bairro de Pahar Ganj. Tudo isto seria de assustar se Delhi não tivesse um ar de segurança. 
Ainda estou me perguntando porque este ambiente que descrevi acima é agradável, mas o fato é que caminhamos por toda esta verdadeira Babel e nos sentimos bem, leves e tranquilos. Creio que fruto da amabilidade das pessoas, mas não me surpreenderia se houvesse uma ambiência de paz, por um componente mais metafísico. Mas eu que não me arrisco a dizer o que, a chance de falar bobagem seria grande. 
Delhi...

Durante o passeio vimos muitas coisas interessantes e compramos alguns tecidos, cremes, grãos, chás e temperos indianos. Ninguém me assaltou, nem perto disto, mas que paguei mais do que um local pagaria por algumas das coisas que comprei, isto eu sei que paguei.
De noite fomos atrás de um restaurante um pouco melhor. Achamos uma comida excelente, em ambiente apenas razoável. Chama-se “Wok in the Clouds”, e fica no Khan Market, um lugar com alguns bares, restaurantes, cafés. Pode ser que eu tenha visto um Night Club também...
Enfim, bom estar em Delhi. Que cidade interessante, que país diferente. Que viagem...
Loja de tecidos
Amanhã tem feira de produtos ecológicos relativamente perto de onde estamos hospedados. Segundo me disseram é semanal e amanhã estará como em edição especial por causa do Congresso. Oba, Feira de Produtos Ecológicos é meu ecossistema preferido - cedo estarei lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário