Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

TORONTO - domingo, 06 de junho/2011

Acabei indo às Cataratas do Niágara hoje. Realmente lindo. Quedas d’aguas são sempre lindas, e ainda mais estas de volumes estrondosos. Fiquei impressionado. Já ouvi muitas vezes que as Cataratas do Iguaçu são mais bonitas do que as do Niágara. Possivelmente seja verdade, mas isto não significa que estas últimas não sejam impressionantes. E, cá entre nós, estão entre o Canadá e os EUA, entre Nova York e Toronto.
Peguei o barco e fui ao passeio típico, que navega pelo lago e nos aproxima das cataratas. Impressionante a força das águas. Gosto de estar em contato com a natureza em sua forma mais exuberante, agressiva, seja vendo um vulcão, uma mata tropical fechada ou uma queda d’água como a de hoje. Parece que nos redimensiona perante a Natureza, e nos faz baixar a nossa bola, nos fazendo ver que não podemos tudo. Como é mesmo o ditado? “Chocolate orgânico e humildade nunca fizeram mal a ninguém”. Ou algo parecido? Não me lembro agora...
Esta exuberância sou eu, atras, Niágara Falls...
Um dos motivos de eu ter definido viajar para o interior ontem foi ver um pouco mais de Canadá. Não muito, eu sei, fui apenas 120 km ao norte, mas sim, lá já vi menos diversidade racial do que Toronto, vi restaurantes que falavam em comida Canadense e ouvi apenas Inglês. Apesar da multidiversidade cultural que vejo em Toronto, e com suas características que a fazem única, sinto que ela tem um tom mais de EUA do que de Canadá. Bom, basta olhar no mapa e ver onde ela se localiza. 
Hoje, viajando para o Sul, indo em direção aos EUA, parece que me distanciei mais ainda do Canadá. Niágara Falls, a cidade de 80 mil habitantes que se formou em torno das cataratas, me pareceu uma mistura, em miniatura, de Las Vegas e Miami.
a cidade
Não conheço muito os EUA, mas esta foi a sensação que tive. Divertido ver a capacidade deles em nos fazer gastar nosso dinheiro, mas sempre nos deixando a certeza que fizemos um bom negócio. Anúncios de preços especiais em tudo e mil folhetos na rua te oferendo descontos em lojas, restaurantes e atrações as mais diversas, como dar beijo em golfinhos, ver o museu dos recordes do Guinness Book ou andar de roda gigante.
Na volta, estacionei no mesmo lugar que ontem. Eram oito da noite, mas que aqui ainda é dia. Fui ao mercado fazer umas comprinhas básicas, queijo, salame, pão e chocolate e, na volta, adivinha? Tinha sido multado! Vi apenas a parte da placa que diz que aos domingos tem que pagar para estacionar das oito da manhã as seis da tarde, mas não vi a parte que dizia que fora deste horário só se pode estacionar com permissão. Impressionante minha capacidade de atrair multas. E sempre sou inocente! Sessenta dólares, que poderiam ser muito melhor aplicados em muitas outras coisas.
Vou dormir, amanhã tenho aula, começando minha última semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário