Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2011

Costa Rica, 05 de novembro de 2011

Feria Verde - San José

Ontem foi um dia cheio de trabalho, que ainda se estendeu até hoje ao meio-dia, já que terminamos o curso com uma visita a duas feiras de produtos ecológicos que acontecem em San Jose aos sábados pela manhã. Uma se chama “El Trueque” e a outra “Feria Verde”. Estilos diferentes, mas as duas são interessantes, ainda que modestas para o que estamos acostumados a ver em alguns lugares do Brasil.
Feria El Trueque, San José
Esta primeira feira, El Trueque, eu possivelmente a tenha visitado umas seis vezes desde que foi criada, há uns dez anos. Continua muito parecida com o que era no início. Posso estar equivocado, mas acho que é um quadro que já vi em outros lugares. Os agricultores que inauguram a Feira acabam se apoderando dela, dificultando a entrada de novos membros. Normalmente as justificativas são relativas a preocupação com a qualidade orgânica dos produtos, mas a real é o receio de dividir um espaço privilegiado de comercialização, imaginando que isto poderia diminuir suas vendas. Pena, mas de certa forma óbvio, quase natural. A solução é que alguma força externa, como uma ONG ou o poder público, tensione para quebrar este compreensível sentido de corpo dos agricultores.
Depois das despedidas de praxe, busquei um lugar para ir que pudesse me ajudar a fugir do sentimento de vazio que fica quando ficamos sozinhos depois de uma semana envolvido com um grupo. Já estou acostumado, mas até por isto uso estes antídotos.
Escolhi o centro de San José, que na real não é muito atraente. Mas tinha gente, que era o que eu buscava. Fui ao Mercado Central, sempre gosto destes mercados, mas confesso que às vezes os produtos chineses junto a artesanatos e comida de baixa qualidade descaracterizam um pouco estes espaços.  Este é, ao menos em parte, o caso do de San José.
Bar/Soda Chelles - San José
Depois de caminhar por um centro de cidade lotado e pouco interessante, fui buscar um lugar para comer. A primeira opção era o Pátio do Balmoral, estilo mais internacional, amplo, bonito e agradável apesar de estar no meio do tumulto. A segunda era o Chelles, um bar/restaurante pequeno, tipo popular, antigo, inaugurado em 1909, meio decadente, mas ainda com bonitos móveis de madeira. Adivinha qual escolhi? O Chelles. Queria comer algo costarriquense e tenho a tendência a achar que os restaurantes internacionais pasteurizam um pouco o sabor da comida regional. Os mais locais tem uma tendência a manter as características de sabor dos pratos. Comi um casado, prato típico daqui, com arroz, feijão, bife, banana frita e salada. Bom. Só bom.
Casado, prato típico costaricense
Cheguei ao hotel no meio da tarde, ainda em tempo de ver o Botafogo perder do Figueirense. Eu mereço! Acompanhado de um chocolate com pimenta, sem leite e soja, 70% cacau, biodinâmico. Eu mereço.
Para terminar o dia e de certa forma a semana, já que hoje terminou o trabalho, fui tomar algo na casa do coordenador da instituição que me convidou para estar aqui. Voltei cedo, às onze, mas tarde para quem amanhã sai às cinco e meia do hotel. Tenho passeio de barco e banho de mar no pacífico. Show né?

3 comentários:

  1. Sigo encontrando buenas sugerencias! Parte de tu escrito ya esta en mi intinerario, menos el chocolate con pimienta!

    ResponderExcluir
  2. Sigo encontrando buenas sugerencias! Parte de tu escrito ya esta en mi intinerario, menos el chocolate con pimienta!

    ResponderExcluir